Informativo

33% das crianças consomem mais gordura do que o recomendado

18/10/2016

studo constatou que metade dos consultados na Grande São Paulo estão acima do peso; especialistas pedem melhoria na dieta e atividade física regular

Estudo feito com mil crianças da Grande São Paulo e divulgado em 6 de outubro mostrou que a maioria dos meninos e meninas tem práticas alimentares não indicadas para a idade, fazendo com que ao menos metades deles esteja acima do peso. Realizada pelo Ibope a pedido da Nestlé, a pesquisa constatou hábitos perigosos para as crianças, como o sedentarismo.

Os dados integram a pesquisa denominada The Infant and Kids Study (IKS), que focou em crianças entre 0 e 12 anos, na região metropolitana. Entre as constatações mais importantes estão que 33,5% dos consultados entre 4 e 12 anos consomem mais gordura do que a recomendação diária nas refeições e 75% das crianças entre 7 e 12 anos passam quatro horas ou mais por dia em frente à televisão ou computador, ou seja, o dobro da permanência recomendada - o que também afeta a hora das refeições.

A pesquisa também aponta a falta de atividade física no cotidiano: mais da metade das crianças entre 1 e 12 anos está sedentária, ou seja, praticam menos de 300 minutos (5 horas) de atividade física por semana. Na faixa etária entre 10 e 12 anos, o problema atinge 45% das crianças. E 75% das crianças entre 7 e 12 anos passam quatro horas ou mais por dia em frente à televisão ou computador, o dobro da permanência recomendada.