Informativo

Cirurgias durante a madrugada associadas ao dobro de mortes

05/09/2016

Uma nova pesquisa apresentada no World Congress of Anaesthesiologists (Congresso Mundial de Anestesiologistas) em Hong Kong nesta semana mostra que cirurgias realizadas durante a madrugada estão associadas a um risco maior de morte comparadas às cirurgias realizadas durante as horas normais de trabalho.
Uma equipe do McGill University Health Centre em Montreal, Canadá, avaliou todos os procedimentos cirúrgicos realizados no Jewish General Hospital em Montreal durante um período de cinco anos. O dia de trabalho foi dividido em três blocos; dia 07:30 – 15:29, noite 15:30 – 23:29 e madrugada 23:30 – 07:29.

Observou-se que pacientes operados durante a madrugada tinham uma probabilidade 2,17 vezes maior de morrer comparados àqueles operados durante o horário normal de trabalho, durante o dia. Pacientes operados no final do dia tinham uma probabilidade 1,43 vez maior de morrer comparados àqueles operados durante o horário normal de trabalho, durante o dia.

Os autores disseram que diversas possíveis causas teóricas para estes resultados incluem fadiga do médico durante a anestesia e cirurgia, problemas com os funcionários do hospital durante a noite, atrasos no tratamento e o quadro clínico do paciente. Eles disseram ser importante analisar cada uma destas possibilidades para “entender as razões para esta mortalidade aumentada e direcionar qualquer ação corretiva no esforço de reduzir a mortalidade pós-operatória”.