Informativo

Exercício físico auxilia na recuperação de cirurgia bariátrica

26/07/2018

De acordo com estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), a prática de exercício físico é fundamental para manter os benefícios à saúde conseguidos pela cirurgia bariátrica. Além da grande redução do peso corporal, a bariátrica traz benefícios metabólicos ao organismo, incluindo a redução dos riscos de doenças associadas à obesidade, como diabete, hipertensão e aterosclerose.

A pesquisa observou 30 mulheres que passaram por cirurgia bariátrica e foram acompanhadas durante nove meses pelo Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (Lacre) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Nesse grupo, houve redução da inflamação e melhora na saúde dos vasos sanguíneos.

Segundo o professor da FMUSP e líder da pesquisa, Bruno Gualano, três meses após a cirurgia, todos os voluntários tiveram sua condição clínica avaliada e, em seguida, foram separados aleatoriamente em dois grupos. “Um deles recebeu o tratamento convencional, o que incluiu orientações sobre dieta e atividade física. O outro, além das orientações gerais, realizou treinamento físico supervisionado, três vezes por semana, incluindo atividade física aeróbia em esteira e exercícios de força para os grandes grupamentos musculares. A adesão ao treinamento foi excelente, acima de 80%”, relata o professor.