Informativo

Para Pacientes com Doença Cardíaca, Pense Exercício, Não Perda de Peso

08/03/2018

Para pessoas com doença cardíaca coronária, perder peso não prolongará a vida, um novo estudo relata, mas aumentando a atividade física.

Para sua surpresa, pesquisadores noruegueses descobriram que em alguns pacientes com doença cardíaca coronária - aqueles de peso normal - a perda de peso realmente aumentou o risco de morte.

estudo, no Journal of the American College of Cardiology , incluiu 3.307 pacientes seguidos por uma média de 16 anos. Houve 1.493 mortes.

Reduzir o índice de massa corporal em mais de 0,10 em um ano foi associado a um aumento de 30% no risco de morte, mas apenas nos níveis de peso normal no início. O ganho de peso não foi associado à mortalidade.

Em comparação com os pacientes que estavam inativos, aqueles que fizeram 150 minutos de exercício moderado por semana diminuíram seus riscos em 19%. Aqueles que exerceram mais do que isso apresentaram uma redução de 36% na mortalidade.

O autor principal, Trine Moholdt, pesquisadora da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, disse que este é um estudo observacional e é possível que pessoas que perderam peso fossem mais doentes do que outras, o que poderia explicar o aumento da mortalidade.