PCI vs CABG para doença principal esquerda: resultados de 10 anos são amplamente comparáve

11/12/2018

• Para pacientes com doença da artéria coronária esquerda (TCE), a cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM) e a intervenção coronária percutânea (ICP) levam a mortalidade semelhante em longo prazo e desfecho composto.
  • Os receptores de PCI têm consistentemente maior risco de revascularização do vaso-alvo, no entanto.
  • Aqueles que receberam um stent farmacológico (DES) também tiveram resultados piores do que os receptores de CRM após a marca de 5 anos.

Por que isso importa

• Muitos estudos encontraram bons resultados após o tratamento com ICP de TCE desprotegidos.
  • No entanto, o Excel e o Noble  recentemente  sugeriram possíveis danos a longo prazo.

Resultados chave

• Acompanhamento médio, 12,0 anos.
  • Aos 10 anos, as taxas de morte, resultado composto foram semelhantes.
  • Durante todo o acompanhamento, o risco de revascularização do vaso-alvo foi maior com ICP vs CRM (HR, 4,07; P <0,001).
  • Em uma comparação de DES vs CABG, todos os riscos de desfecho aumentaram com DES após 5 anos, incluindo:
    • Morte: HR, 1,35 (P = 0,05);
    • Resultado composto: HR 1,46 (P = 0,009);
    • Revascularização: HR, 5,82 (P <0,001).

Design de estudo

• Análise do registro MAIN-COMPARE , 2000-2006.
  • Usando propensity matching e outros ajustes, os pesquisadores compararam 1102 pacientes submetidos a PCI vs 1138 submetidos a revascularização do miocárdio.
  • Resultados: morte por todas as causas; composto de morte, infarto do miocárdio com onda Q ou acidente vascular cerebral; revascularização do vaso-alvo.
  • Financiamento: Fundação de Pesquisa Cardiovascular da Coréia do Sul.