Prevalência de Sintomas de Ansiedade e Depressão em Pacientes com Infarto do Miocárdio com

28/09/2018

O infarto do miocárdio com artérias coronárias não obstrutivas é um diagnóstico funcional para vários distúrbios cardíacos. Estudos anteriores sobre ansiedade e depressão em pacientes com infarto do miocárdio com artérias coronárias não obstrutivas são escassos. Nosso objetivo foi investigar a prevalência de ansiedade e depressão entre pacientes com infarto do miocárdio com artérias coronárias não obstrutivas.

Métodos

Foram incluídos 99 pacientes com infarto do miocárdio com artérias coronárias não obstrutivas, juntamente com grupos controle pareados por idade e sexo que completaram o Inventário de Depressão de Beck e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS) 3 meses após o evento agudo.

Resultados

Usando o Inventário de Depressão de Beck, descobrimos que a prevalência de depressão em pacientes com infarto do miocárdio com artérias coronárias não obstrutivas (35%) foi maior do que em controles saudáveis ​​(9%; P = 0,006) e semelhante à de pacientes com doença cardíaca coronária (30%; P = 0,954). Usando a subescala de ansiedade HADS, descobrimos que a prevalência de ansiedade em pacientes com infarto do miocárdio com artérias coronárias não obstrutivas (27%) foi maior do que em controles saudáveis ​​(9%; P = 0,002) e semelhante à de pacientes com doença coronariana (21%; P= 0,409). Usando a subescala de depressão HADS, descobrimos que a prevalência de depressão em pacientes com infarto do miocárdio com artérias coronárias não obstrutivas (17%) foi maior do que em controles saudáveis ​​(4%; P = 0,003) e semelhante à de pacientes com doença cardíaca coronária (13%; P = 0,466). Pacientes com infarto do miocárdio com artérias coronárias não-obstrutivas e síndrome de takotsubo pontuaram mais na subescala de ansiedade HADS do que aqueles sem ( P = .028).

Conclusões

Este é o primeiro estudo sobre a saúde mental de pacientes com infarto do miocárdio com artérias coronárias não-obstrutivas para mostrar que as taxas de prevalência de ansiedade e depressão são semelhantes àquelas em pacientes com doença coronariana.